24 de setembro de 2008

gastroplastia estomagodesenho


Gastroplastia é Solução para Obesidade

Quem se submeteu a essa cirurgia mudou radicalmente de vida. Indicada para pessoas com muito peso - as que sofrem da chamada obesidade severa -, a gastroplastia é uma esperança para quem já tentou todas as dietas e tratamentos possíveis e não conseguiu emagrecer. Os resultados demonstram que a gastroplastia permite a perda de até 40% do peso e, acima de tudo, abre as portas para uma vida livre dos inúmeros problemas provocados pela extrema obesidade.

A gastroplastia também é conhecida como cirurgia bariátrica e tem como principal objetivo a redução do peso do corpo. Essa cirurgia reduz o estômago em cerca de 20 centímetros cúbicos. Isso acontece por meio das variadas técnicas existentes. Dentre elas, a mais aceita nesse tipo de cirurgia é a gastroplastia vertical com bandagem ou Capella Forbi: coloca-se uma cinta de polipropileno antes da anastomose (comunicação) do pequeno estômago com o intestino delgado. Especialistas acreditam que essa seja a técnica mais segura de gastroplastia e que pode permitir a redução de até 40% do peso da pessoa em um período de um ano.

A cirurgia diminui a capacidade do estômago em suportar a quantidade de alimentos, devido a sua redução. Com isso, o estômago enche-se rapidamente. A mensagem de saciedade é transmitida ao cérebro e faz a pessoa comer bem menos do que antes. "Recomenda-se essa cirurgia quando todos os tratamentos clínicos, incluindo dietas, exercícios físicos e psicoterapia, já foram tentados sem sucesso", explica Carlos Armando Lopes, coordenador da área de Alta Complexidade do Ministério da Saúde.

O consenso entre os profissionais de saúde é de que a cirurgia deve ser realizada quando a pessoa apresenta índice de massa corpórea (IMC) acima de 40 Kg/m². A recomendação da gastroplastia para quem tem IMC acima de 40 Kg/m² é regulamentada por uma portaria do Ministério da Saúde


Efeitos
A partir do momento em que o paciente se submete a uma gastroplastia, ele deve estar consciente de que seus hábitos passarão por mudanças radicais. Isso significa que ele terá que comer bem menos do que antes. Com a redução da capacidade do estômago, se o paciente tentar ingerir grande quantidade de comida, poderá vomitar ou regurgitar.O paciente também pode sofrer um efeito inverso e comer ainda menos do que a sua capacidade de absorção. O resultado disso será a desnutrição. "Quem se submete à cirurgia deve manter um acompanhamento médico permanente", indica Carlos Armando.O acompanhamento médico tem início antes da cirurgia. Nesse período, o médico orienta o doente sobre o custo/benefício do método cirúrgico. O paciente é avaliado por um certo período antes que se recomende a cirurgia.Na opinião de Carlos Armando, a gastroplastia traz grandes vantagens para o obeso mórbido. Além dos benefícios à saúde, Carlos Armando vê melhoras na auto-estima do paciente. "O obeso tem consigo uma valoração negativa sobre sua competência, já que falhou muitas vezes num comportamento tão básico como o de se alimentar. Sua sensação é de falência e sua avaliação fica presa nesse ciclo vicioso de perder peso e, depois, invalidar todo seu sacrifício", observa.O coordenador de Alta Complexidade do Ministério da Saúde alerta que a gastroplastia precisa ser feita junto aos hospitais credenciados. O procedimento não deve acontecer de maneira indiscriminada e sem necessidade. "A cirurgia realizada de forma indevida pode acarretar vários problemas, como riscos cirúrgicos imediatos e pós-operatórios, complicações nutricionais e até distúrbios emocionais", observa Carlos Armando.

"Deve-se informar que é necessário um acompanhamento emocional na fase pré-operatória, para evitar problemas como a depressão",




Estomago normal.

O meu esta assim

Estamoago operado.

E vai ficar assim.

P.S gente pesquisando e o que achar interessante eu vou colocar aki.

Abraços fikem com Deus

6 comentários:

Denise Carceroni disse...

Oi Jadna!

Estou propondo uma postagem coletiva no dia 11 de outubro, Dia Nacional de Combate à Obesidade. Os blogs que participarem da postagem terão seu link divulgado no blog Fique INforma e posteriormente o post será divulgado no Blog Infobeso, com o respectivo link. Quem quiser participar, mas não tem blog também poderá fazê-lo. Gostaria de contar com um texto seu e pediria que divulgasse a campanha. Passe no Fique INforma e veja as instruções. Tem um selinho para indicar quem está fazendo parte.
A informação é a melhor arma no combate à obesidade!
Um abraço

Profª Esp. Denise Carceroni

goreti disse...

oi jadna!com qual medico tu vai fazer a gastro?eunao sei se ja te falei mas eu ja fiz aprimeira parte da cirurgia da gastro pq nomeu caso nao deu pra fazer as duas juntas (a parte do grampeamento ficou pra segunda parte) foi feito so o desvio do intestino pq eu tenho estateose hepatica e tinha risco de perfurar o figado por isso o medico decidio fazer em duas etapas mas como ele falou que tinha risco de vida eu agora tenho medo de fazer a segunda etapa pq tenho que emagrecer pra poder diminuir a gordura do figado pra poder fazer a outra parte da cirurgia mas ta muito dificil de eamgrecer menina eu ja nao sei mais o que eu faço o medico que fez a minha cirurgia fou o dr;celso empinotti bjs e boa sorte pra vc qdo marcar a data me avise ok

Claudia disse...

Nossa... quanto tempo não venho aqui...

Eu tentei de tudo... e agora dia 19 tem dois meses que fiz a cirurgia... estude bastante... pense... veja as consequencias.... e dai vc decide e siga em frente!!
já eliminei 21 quilos e estou começando a me adaptar...

beijos

claudia

Roseli de Araujo Gomes disse...

Boa Tarde Jadna!!
Estou curiosa!!

Como está passando??

Volte a postar...

beijinhos

Fabíola Rocha disse...

Desculpe a msg instantânea!
Mais a justificativa é válida!
Vocês sabem que não sou disso...
Mais hj me sinto fragilizada...

Preciso de vocês?!?
Entrem no Pra Recomeçar e me dê uma força...
http://prarecomecargastro.blogspot.com/

Permaneça no Amor de Deus,
Beijos no "S2"
Fabíola Rocha

Fabíola Rocha disse...

Mocinha...

Estou passando Especialmente pra Desejar UM FELIZ NATAL, que o menino Jesus renasça diariamente em seu coração!

BOAS FESTAS e tudo de bom pra vc e todos os seus familiares...

Beijos no “S2”
Fabíola Rocha

Pra Recomeçar
http://prarecomecargastro.blogspot.com/